terça-feira, 27 de abril de 2010

Conclusão

Apesar de todos os danos gerados ao meio ambiente devido à não reciclagem do lixo eletrônico, a reciclagem ainda está pouco difundida. O rápido avanço da tecnologia torna muitos aparelhos obsoletos em um curto espaço de tempo, e falta de orientação faz com que o descarte desses aparelhos seja feita em lugares inapropriados. Os ainda altos custos na hora de reciclar fazem com que muitas empresas percam o interesse na reciclagem e as poucas que existem são muito específicas no tipo de material a ser reciclado, como metal, por exemplo, deixando de lado outros materiais como o plástico.
No nosso país, considerado pela ONU como o líder em produção desse tipo de lixo dentre os países emergentes, a falta de políticas públicas formam uma barreira que impedem uma organização de como se deve reciclar tal lixo, na grande maioria a reciclagem é feita de forma precária e o material a ser reciclado acaba perdendo sua potencialidade resultando em menos componentes reciclados. Porém, algumas medidas começaram aparecer, como o multirão de lixo eletrônico realizado em São Paulo.
Assim, a reciclagem depende não só de políticas públicas, mas principalmente de uma educação ambiental que deve fazer parte da nossa cultura, a fim de mostrar a todas as gerações a importância e os benefícios que a reciclagem traz para o meio ambiente.

3 comentários:

  1. Pessoal,
    falta organização no blog. Ao abrir o blog, já encontramos CONCLUSÃO, ao invés de Apresentação. O leitor fica perdido....
    Keila

    ResponderExcluir
  2. Faltou GENTE no traalho de vocês. Vocês poderiam ter conversado com outras pessoas, com gente comum para saber o que pensam sobre reciclagem.
    abs,
    Keila

    ResponderExcluir
  3. ótimas essas dicas, vou aplicá-las em minha loja de material eletrico em Sao Paulo, muito bacana mesmo, recomendo

    ResponderExcluir