terça-feira, 27 de abril de 2010

Visitação

Depois de dias procurando, fomos informados que havia um local no centro de Santo André onde se fazia reciclagem de peças de computador usadas. Entramos em contato e agendamos a visita. O local está indicado no mapa.


Chegando lá, ao contrário do que imaginávamos, era uma simples papelaria, mas as motherboards na prateleira nos confirmavam que este era o lugar certo. Após alguma espera, fomos atendidos pelo responsável pela reciclagem, o Heitor.
Ele nos explicou como era feita a reciclagem naquele local. O processo descrito é bastante simples, os componentes são retirados à mão, sem nenhum pré-tratamento. É o chamado “cherry-picking”. As peças são retiradas e o que ele não consegue manipular, ele encaminha para empresas que fazem processos mais sofisticados, com tratamento químico e trituradores.
Perguntamos se era uma atividade rentável, e ele afirmou que sim, é possível viver de maneira digna trabalhando apenas com reciclagem de eletrônicos, diferentemente de um catador de lixo comum, que recebe em geral apenas o suficiente para sobreviver.
Quando perguntamos quando que ele iniciou esse tipo de atividade, ele nos contou um pouco da história dele. Ele era dono de uma loja de informática, e quando tinha que descartar material, a instrução que recebia era para jogar em qualquer lugar, ninguém se importava com essa questão do e-lixo. Um dia ele foi em busca do descarte correto, e acabou descobrindo que poderia ganhar dinheiro com isso, e há 4 anos ele vive da reciclagem desse lixo. Seus clientes são geralmente lojas de informática e empresas, buscando também o descarte correto. Ele admite: “é uma pena que se pode ganhar dinheiro com isso nesse país”, mas está ciente de que presta um serviço à sociedade, apesar de ganhar com isso.
Ele nos mostrou o interior da loja, onde tiramos algumas fotos. Explicou mais um pouco sobre diferentes materiais e seus destinos.

Um comentário:

  1. Essa foto é na UFABC? Não, porque você só ve caixa jogada lá na universidade de tanta falta de espaço!

    ResponderExcluir