terça-feira, 27 de abril de 2010

A Importância da Reciclagem

Alguns dados interessantes:

Estima-se que, em 2005 entraram no mercado da União Européia (UE) cerca de 48 milhões de computadores pessoais e 32 milhões de TVs. Em 2006, entraram no mercado norte-americano mais de 34 milhões de TVs e 24 milhões de PCs. [1]

A GSM Association estima que, também em 2006, foram vendidos quase 900 milhões de celulares no mundo.[2]

A produção e o consumo de aparelhos eletrônicos estão em plena expansão graças a avanços na tecnologia e na expansão dos mercados. Porém, a sociedade paga um preço por isso: o também intenso aumento no volume de lixo eletrônico (e-waste). O maior problema no acúmulo de e-waste são os danos que ele pode causar devido à sua composição. Diversos metais como: Ouro, Prata, Cobre, Chumbo e Platina estão contidos nos aparelhos eletrônicos descartados, e a má administração deste lixo pode causar grandes danos ambientais tais como contaminação de solo e de pessoas próximas. Sem contar que a reciclagem feita de maneira incorreta, i.e. por incineração, pode ser ainda mais poluidora.

Todavia, o maior problema do não-aproveitamento do lixo eletrônico é que isso pode causar a depleção dos recursos utilizados na fabricação de componentes. Cerca de 60 elementos diferentes são utilizados na fabricação de eletrônicos, e para alguns destes elementos, a indústria de eletrônicos é a maior consumidora, de modo a aumentar muito a demanda por estes materiais.

Para se ter uma noção do impacto dos eletrônicos na economia (mais especificamente no mercado dos metais), eletrônicos são responsáveis por 80% da demanda de Indio(Usado em telas LCD); e 80% da demanda de Rutênio (Usado em HDs); Além de ter considerável impacto na demanda de Cobre (15%), Ouro e Prata(3%)


Impacto dos metais no mercado global. Dados de 2006

[1] European Commission, Draft proposal for a European parliament and council directive on waste electric and electronic equipment ,Bruxelas ,2000 ,Bélgica.

[2]http://www.gsmworld.com/documents/health/research/GSMA_200610_MobileLifecycles_Sum_English_Final.pdf, acessado em 23/04/2010.

[3]http://www.unep.org/Documents.Multilingual/Default.asp?DocumentID=612&ArticleID=6471&l=en&t=long , acessado em 23/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário