terça-feira, 27 de abril de 2010

Visão sobre a Reciclagem no Brasil

Recentemente, iniciativas tanto governamentais quanto de empresas e ONGs vêm surgindo na tentativa de promover a circulação desse material, dos armários para as indústrias, a chamada reciclagem do lixo eletrônico.
No Brasil, pouco se sabe sobre o destino do lixo eletrônico. Sabe-se que praticamente não há políticas públicas que abordam esse tema. Os dados também são escassos – inclusive dados sobre vendas ou entrada de produtos no mercado. Porém, um estudo da ONU indica que o país um dos líderes em produção de lixo eletrônico dentre os países emergentes [1]. E sabe-se que o descarte nem sempre é feito de maneira correta. A parte do e-lixo que é reciclada, muitas vezes é feita de maneira informal, utilizando métodos e mão de obra pouco especializada, não aproveitando todo o potencial do material e tornando o processo menos eficiente (menor extração de riqueza por peso do produto). Ainda sim, o processo é lucrativo e importante: já é um começo.
Apesar de escassas, aos poucos surgem iniciativas como a do Cedir, (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática na USP mais informações em [2,3] ) que buscam divulgar e facilitar o descarte de lixo; o Metareciclagem, que surge também associado ao movimento do software livre [5], e da iniciativa privada surge Descarte Certo [4]. Claro que todas têm suas peculiaridades, mas todas têm esse objetivo em comum.
Um pouco atrasado, mas também acompanhando o assunto, que vem ganhando crescente importância, o Governo de São Paulo introduz o “multirão do lixo eletrônico”.

video:

http://www.youtube.com/watch?v=W1U1KaFXOHE


[1] http://www.unep.org/Documents.Multilingual/Default.asp?DocumentID=612&ArticleID=6471&l=en&t=long
[2] http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/04/01/usp.jhtm
[3] http://www.cce.usp.br/?q=node/266
[4] http://www.descartecerto.com.br/
[5] http://rede.metareciclagem.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário