terça-feira, 27 de abril de 2010

Descarte indevido e intoxicação

Segundo um estudo da Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA), os equipamentos eletrônicos quebrados ou desatualizados consumidos nos EUA têm três destinos: no fundo do armário, em incineradores e, crescendo significativamente, exportado para a China, Índia, Paquistão e alguns países da África.

O EPA ainda estima que até 80% dos equipamentos destinados à reciclagem nos EUA são exportados para esses países, onde o processo de separação dos materiais, como já dito antes nesse blog, são realizados em condições precárias de trabalho e com altos índices de intoxicação. O Greenpeace aponta que só em Nova Delhi, Índia, mais de 25.000 trabalham reciclam eletro-eletrônicos, enquanto que na China a cifra chega a mais de 100.000 pessoas, incluindo crianças.[1]

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que até 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são jogadas anualmente no lixo em todo o mundo. O custo para se reciclar apropriadamente um velho monitor CRT na Alemanha é de 3,50 euros (R$ 9,20). Mas o envio do mesmo monitor para Gana em um contêiner de navio custa apenas 1,50 euro (R$ 3,80).

Em Gana, os montes de equipamentos despejados são separados na maioria das vezes por crianças, placas eletrônicas, cabos e outros dispositivos são queimados afim de recuperar os metais como cobre e ouro. O grande problema é que ao queimar estes equipamentos uma fumaça tóxica é liberada, não só as crianças que estão ali mas também a comunidade da favela próxima sofrem com o efeito das toxinas.[2]

Cito aqui alguns exemplos de elementos tóxicos presentes no lixo eletrônico e o que eles podem causar:
Arsênio - pode causar problemas na comunicação entre células e interferir nos gatilhos que geram crescimento celular, possivelmente contribuindo para doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, em caso de exposição crônica.
Cádmio - afeta a capacidade do corpo de metabolizar cálcio, o que leva a dores ósseas e a ossos frágeis e gravemente enfraquecidos.
Cromo - causa irritações de pele e é potencialmente carcinógeno.
Cobre - pode irritar a garganta e os pulmões e afetar os rins, o fígado e outros órgãos.
Chumbo - o envenenamento por chumbo pode causar sérios problemas de saúde, entre os quais redução da capacidade cognitiva e verbal. Em última análise, a exposição ao chumbo pode causar paralisia, coma e morte.
Níquel - em dosagem alta, é carcinógeno. [3]

[1] http://www.lixoeletronico.org
[2] http://www.geledes.org.br/a-africa-e-suas-lutas/computadores-descartados-pela-europa-envenenam-criancas-na-africa.html
[3] http://ambiente.hsw.uol.com.br/lixo-eletronico1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário