quarta-feira, 21 de abril de 2010


Lixo eletrônico é aquele equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVDs, CDs, rádios, lâmpadas fluorescentes entre outros, que muitas vezes não são descartados de maneira adequada, e chegam a aterros comuns e contaminam o solo e as águas, trazendo riscos para o meio ambiente e para a saúde humana.


O principal motivo do crescimento do lixo eletrônico é que: a indústria lança rapidamente novos modelos, tornando os anteriores obsoletos, gerando uma substituição precoce dos aparelhos, onde aparelhos em perfeito estado de uso são descartados.

O Greenpeace, estima que são produzidos, todos os anos, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, que correspondem a 5% de todo o resíduo produzido na Terra. Isso representa um volume suficiente para lotar uma locomotiva, com vagões que dariam a volta ao mundo.

O lado positivo é que boa parte deste lixo pode ser reutilizado em equipamentos novos ou reciclado em outros produtos. Por isso, é importante que as pessoas dêem um destino adequado ao seu lixo eletrônico.

Celulares, pilhas e baterias são fáceis de descartar corretamente, as lojas de operadoras de celular recebem esse tipo de material, e por ser pouco volumoso não gera grandes transtornos para ser entregue.

Também é possível encontrar um destino adequado para os outros eletrônicos como computadores, monitores, rádios, liquidificadores, microondas, etc. Nesses casos devem-se procurar lugares que aceitam doações desses materiais, ou até pagam por eles.

Em breve mostraremos mais informações sobre quais destinos este tipo de lixo pode tomar depois do descarte adequado, e de como um problema pode vir a trazer benefícios podem trazer para sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário